Quem somos
Apoiamos o esforço de países latino-americanos e caribenhos que visam reduzir a pobreza e desigualdade. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento de forma sustentável e sem danos ao meio ambiente. Fundada em 1959, o BID é a maior instituição financeira de desenvolvimento que financia para a América latina e o Caribe, com um forte comprometimento para alcançar resultados efetivos, aumento da integridade, transparência e responsabilização. Temos um programa de reformas em constante evolução que procura aumentar o impacto do desenvolvimento na região.
Ao mesmo tempo que o BID é um banco comum em muitos aspectos, também somos único em alguns aspectos. Além de empréstimos, também damos subsídios, assistência técnica e conduzimos pesquisas. Nossos acionistas são de 40 países membros, incluindo 26 latino-americanos e caribenhos membros mutuários, que tem a participação majoritária do BID.
Devido a nossa base de acionistas e gestão prudente, o banco se encontra em uma posição financeira sólida. Isso quer dizer que o BID faz empréstimos em mercados internacionais com tarifas competitivas e transfere esse beneficio aos clientes em 26 países latino-americanos e caribenhos.
Doações
As doações são fundos não reembolsáveis oferecidos, no caso do BID, para programas de cooperação técnica. Também há o financiamento de recuperação técnica de recuperação de contingente a ser reembolsado se o programa obtiver um empréstimo do próprio banco ou de outra fonte.
Ao final de 2007, o BID aprovou o total de $2.4 bilhões de dólares em doações. In 2007 alone, IDB funding for non-reimbursable technical cooperation superaram $167 milhões de dólares.
FUMIN
As doações do Fundo Multilateral de Investimento apoiam intervenções focalizadas em pequena escala e lideram novos métodos e agem como um catalisador para maiores reformas. O FUMIN é uma grande fonte de doações na parte assistencial técnica para o setor de desenvolvimento privado na América Latina e Caribe.
Dependendo do escopo do projeto proposto, o FUMIN pode fornecer recursos para organizações do setor público e privado. As instituições do setor privado não devem conter organizações não-governamentais, associações industriais, câmaras de comércio, etc.
Doações de Fundo de Empreendedorismo Social
Através de seu Programa de Empreendimento Social, o BID proporciona empréstimos e doações a organizações privadas e públicas de desenvolvimento a nível local, estadual, provincial ou municipal. Os recursos desse programa podem ser usados para custos iniciais, assistência técnica, investimento em construção, aquisição de equipamentos e materiais, capital de giro ou exploração e/ou de compra e venda.
Doações de Fundos Fiduciários
Os fundos fiduciários que são, geralmente, estabelecidos por um país ou grupo de países confiados ao BID para administrar podem financiar as doações. Essas doações vão principalmente para os países membros que tem menor desenvolvimento relativo, ou seja, países dos Grupo I e II.
Todas organizações públicas e privadas legalmente constituídas são elegíveis para receber recursos de fundos fiduciários, embora alguns fundos limitem seu apoio a determinadas áreas geográficas e setores. Os fundos têm limites diferentes sobre a envergadura de cada projeto.