Dilma Rousseff toma posse como nova presidente do Brasil
A primeira mulher a ser presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi empossada em seu cargo.
Ela assumiu de seu mentor, Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou o cargo após dois mandatos como presidente mais popular da história do país.
Após fazer o juramento de posse, Dilma prometeu em um discurso proteger os mais vulneráveis da sociedade brasileira e governar para todos. Também prometeu consolidar o trabalho de seu antecessor, o qual, segundo ela, mudou o jeito de o Brasil ser governado.
A economia brasileira tem crescido fortemente nos últimos anos, mas ainda é uma das mais desiguais no mundo.
Dilma foi nomeada ministra de Minas e Energia no governo do presidente Lula em 2003 e foi chefe dos funcionários do presidente de 2005 a 2010. A mesma foi eleita em outubro, derrotando o candidato de oposição José Serra por 56% a 44% em um turno das eleições.
Ela é conhecida por dar um forte papel ao Estado em áreas estratégicas, incluindo o comércio bancário, a indústria de petróleo e energia. “Todas as mulheres do Brasil devem se orgulhar”.
A cerimônia de inauguração de Dilma no Congresso brasileiro começou com um percurso passando pelos 70 mil admiradores nas ruas da capital, Brasília, em um Rolls Royce 1952.
Depois de assinar o juramento de posse, Dilma começou seu discurso inaugural de 40 minutos, observando que esta é a primeira vez no Brasil que o papel de presidente foi dado a uma mulher.
“Eu sei o significado histórico desta decisão”, disse ela sob grandes aplausos. “Hoje, todas as mulheres brasileiras deveriam se sentir orgulhosas e felizes.” Nove de seus 37 ministros serão mulheres – um recorde para o Brasil.
A presidente, então, disse que este é só o “começo de uma nova era” para o Brasil e prometeu proteger os mais vulneráveis da sociedade e “governar por todos”. Porém, também prometeu consolidar o trabalho de seu antecessor, o qual descreve como um “grande homem” que mudou o jeito de o país ser governado e encorajou os brasileiros a confiar no futuro de seu país.
“A melhor homenagem que eu posso dar a ele é continuar com o progresso feito pelo seu governo e investir na força do povo,” ela acrescentou. “Esta foi a melhor lição que o presidente Lula deu a todos nós.”
Dilma destacou o trabalho de Lula nos últimos oito anos para reduzir a pobreza e promover a prosperidade econômica.
“A luta mais determinada será erradicar a extrema pobreza”, disse ela. “Podemos ser um país mais desenvolvido e mais justo. “Não descansarei enquanto houver brasileiros sem comida na mesa, sem-tetos nas ruas e crianças pobres abandonadas à sua sorte.”
Ela destacou seus planos para reforma tributária, proteção ambiental, melhoria nos serviços de saúde, desenvolvimento regional e medidas para proteger a economia de “especulação” estrangeira.
Dilma foi ao palácio presidencial depois, onde Lula tirou a faixa verde e ouro de chefe de estado brasileiro e colocou sobre sua cabeça enquanto milhares de espectadores vibravam.
“A felicidade que eu sinto pela minha posse é uma mistura de emoções ao ver ele sair”, a nova presidente disse, enxugando suas lágrimas. “Mas Lula estará conosco. Sei que a distância de seu cargo não significará nada para um homem de tamanha grandeza e generosidade”.
O próprio Lula se emocionou ao abraçar diversos ministros e assessores antes de ir de carro para sua casa próxima a São Paulo.
Dilma Rousseff, ex-rebelde marxista, a qual foi presa por três anos no início dos anos 70 por resistir à ditadura militar, prometeu proteger a liberdade de expressão e culto e honrar a Constituição.
Ela enfrentará grandes desafios como saúde pública, educação e melhorar a infra-estrutura do país.
Estima-se que a economia brasileira cresceu 8% em 2010. Entretanto, a moeda, o real, subiu tanto que está deixando as exportações brasileiras menos competitivas.
Durante seus dois mandatos como presidente, desde 2002, 30 milhões de pessoas passaram da linha da pobreza – um dos principais motivos para ter o status de presidente mais popular do Brasil, segundo correspondentes.
No mandato da presidente Dilma Rousseff, o Brasil sediará o evento mundial do meio ambiente – Rio Plus 20 – em 2012 e a Copa do Mundo em 2014. Também supervisará as preparações para a Olimpíada em 2016.
Espera-se que o ex-presidente Lula desempenhe um papel importante como conselheiro no governo de Dilma.
2 comentários:
Ficou muito bom de ler, Gabi.
Obrigada, Daniel :)
Postar um comentário