terça-feira, 30 de novembro de 2010

Comer é Crer



Desiring God - Jon Bloom
…Ou o Que Jesus Quis Dizer Quando Disse: Todo o Que Come a Minha Carne e Bebe o Meu Sangue Tem a Vida Eterna” (João 6:54)
No dia anterior, Jesus tinha alimentado cinco mil pessoas com alguns pães e peixes. E depois, naquela noite, ele andou quilômetros além do Mar da Galiléia antes de alcançar com seus discípulos que estavam no barco. A multidão que ele alimentou o seguiu até Cafarnaum. Eles sabiam que algo maravilhoso havia acontecido. Na noite passada eles viram Jesus mandar seus discípulos embora no único barco que tinham. E agora, aqui estava ele! Só um milagre para levá-lo até lá tão rápido. Outro motivo para ele ser rei!
Mas bem na hora que o clima estava no ar, Jesus acabou com a ideia. Para os seus fãs adoradores ele disse,
A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação (João 6:26-27).
Confuso, eles perguntaram-lhe como eles poderiam trabalhar para agradar a Deus. Ele respondeu-lhes: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou". (v.29, ênfase minha)
(Note: Deus não está procurando por trabalhadores, mas sim por crentes)
Jesus era um herói para aquela multidão, porque ele os alimentou assim como Moises! No entanto, Jesus discerniu que havia algo de muito errado no entusiasmo deles. Estavam entusiasmados em comer o “pão do céu”. E de fato, Jesus veio para lhes dar o pão do céu, mas não aquele tipo de pão. Jesus não veio para dar-lhes comida perecível para seus corpos perecíveis. Ele veio para dar comida não perecível para as almas não perecíveis dos homens.
De forma a revelar a comida que eles realmente queriam, Jesus começou a fazer afirmações que soavam muito estranho. Ele disse-lhes que ele era o verdadeiro pão que desceu do céu que dá vida ao mundo e todo aquele que comer do pão viverá eternamente. Depois disse:Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo". (v.51)
Isso soou muito estranho. Parecia canibalismo. E a multidão recusava aceitar isso, e aí ele os pressionava ainda mais: Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida (João 6:53-55).
A campanha - “Jesus para Rei” - evaporou. As pessoas iam embora balançando a cabeça. “O homem louco queria que a gente comesse sua carne!” Eles não entenderam nada do que Jesus estava dizendo.
Então, o quê que ele quis dizer? Aqui vão algumas dicas:
o Como você trabalha para o alimento que dura até a vida eterna? Creia em Jesus (v. 27, 29).
o “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim [em fé] nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede (v. 35).
o Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia (v. 40).
o Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna” (v. 47).
Para Jesus comer é crer; beber é crer. Ele promete a vida eternal para aqueles que crêem nele.
Crer no quê? Bem, crer em tudo o que ele diz. Mas, especificamente aqui, crer que sua morte – o quebrar de seu corpo e derramar de seu sangue – paga por completo a punição pelos nossos pecados e que sua justiça perfeita é gratuitamente nos dada em troca da nossa injustiça. É isso que João 3:26 significa. Crer que é assim que nós “comemos” o corpo de Jesus e “bebemos” seu sangue. É precisamente por isso que ele instituiu a Ceia do Senhor – ele não queria que nós esqueçamos do cerne do que cremos sobre ele.
Quando a multidão se ofendeu com suas duras palavras, Jesus disse: “O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. Contudo, há alguns de vocês que não crêem" (vv. 63-64). Algumas das duras palavras do Senhor são feitas para expor a descrença.
Provavelmente Pedro não entendeu completamente o que Jesus quis dizer naquela hora – assim como muitas outras coisas que você não entende por complete, mas Pedro não foi embora. Ao invés disso, ele disse a Jesus: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus” (vv. 68-69).
Então, eu e você, imitemos Pedro.

0 comentários:

Postar um comentário