sábado, 4 de dezembro de 2010

Problema de tradução no Vaticano





O papa autorizou o uso da camisinha? Causou repercussão no mundo inteiro o anúncio que BENTO XVI, em um livro de entrevistas, considerara “justificável”, em algumas situações, o uso desse método de contracepção artificial. Seria a primeira vez que um papa aceitava, ainda que com ressalvas, algo assim. Em 1968, na encíclica Humanae vitae(Da vida humana), o papa Paulo VI declarou que a Igreja era contrária ao aborto e a qualquer método artificial para evitar a gravidez. O Vaticano, porém, apressou-se a afirmar que não foi bem isso o que Bento XVI quis dizer.

Traduzida do alemão, a frase completa do papa no livro Luz do mundo é aproximadamente a seguinte: “Pode haver casos individuais em que é justificável, como talvez quando um prostituto usa camisinha, em que isso pode ser um primeiro passo rumo à moralização, uma primeira aceitação de responsabilidade no caminho à recuperação da compreensão de que nem tudo é permitido”. Segundo o porta-voz de Bento XVI, reverendo Federico Lombardi, o que o papa quis dizer foi: usar o preservativo para não infectar o parceiro mostra uma boa intenção – o que não quer dizer que a camisinha seja aceitável. A dúvida permaneceu. O papa teria insinuado, então, que pelo menos para prevenir a aids o uso da camisinha é “moralmente justificável”?

Bento XVI foi criticado por religiosos conservadores e progressistas – pelo excesso de ousadia, no caso dos primeiros, e pela falta dela, no dos segundos. Também foi elogiado por conservadores e progressistas – por manter a postura da Igreja em relação à camisinha, segundo aqueles; por ter mostrado flexibilidade e abertura aos novos tempos, na visão destes. Um verdadeiro milagre de retórica.

Outra dúvida surgiu na tradução do alemão para outros idiomas. Bento XVI, que é alemão, usou o termo “ein Prostituierter”, que significa “um prostituto”. Na tradução italiana do L’Osservatore Romano, o jornal oficial do Vaticano, saiu “una prostituta”. Isso gerou ainda mais interpretações – o papa estaria se referindo apenas aos homossexuais? Ou estava apenas dando um exemplo?

0 comentários:

Postar um comentário